Filmes de Longa Metragem

Homens de honra

Duração:

128 minutos

Gênero:

Drama

Elenco principal:

Cuba Gooding Jr.;

Robert De Niro;

Charlize Theron.

Sinopse:

Uma história de luta, persistência, garra e determinação. Assim é a história de Homens de Honra. É comovente ver a determinação de uma pessoa quando realmente tem um propósito na vida, dar tudo de si para conseguir. Carl Brashear, tornou-se o primeiro marinheiro chefe, patente maior na marinha dos Estados Unidos conseguida por um negro. É um filme onde o homem coloca sua honra acima de qualquer coisa, e prova a todos que todos somos capazes.

Análise do filme vinculada ao conteúdo: 

Visando um grande objetivo, uma finalidade, o ator principal, o protagonista, não se desvincula do seu foco. Mesmo com todas as adversidades, negro em uma época em que não havia o apelo social pela igualdade, ele se agarra aos seus princípios e segue sua meta. Assim ocorre na condução dos atos administrativos em nome do patrimônio público, que existe em prol de um bem maior: o interesse público. É para bem administrar o patrimônio público que são determinados os atos da licitação. O formalismo é determinado para que cada administrador público não faça o que bem lhe provier na condução do patrimônio e verbas que pertencem a todos. Os princípios pelos quais o protagonista do filme guia seus passos para alcançar seu objetivo podem ser comparados aos princípios do direito que resguardam a condução correta e eficiente da administração da verba pública, pelo objetivo da administração pública: o interesse comum a toda a sociedade.

A lista de Schindler

Duração:

197 minutos

Gênero:

Drama

Elenco principal:

Liam Neeson;

Bem Kingsley;

Ralph Fiennes;

Caroline Goodall;

Jonathan Sagall;

Embeth Davidtz.

Sinopse:

A Lista de Schindler é a história real e emocionante do empresário Oskar Schindler, que num gesto humanitário de extrema ousadia salvou milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio de nazista. Aparentando desinteresse pela política, e fingindo explorar o baixo custo da mão-de-obra judia, o que Schindler fazia era empregar inocentes que de outra forma morreriam nos campos do holocausto. Comovente, importantíssimo, atua.

Análise do filme vinculada ao conteúdo: 

O filme mostra a disposição de um ser humano para, se submetendo às regras nazistas, salvar vidas, salvar pessoas. Mostra a luta de um homem para empregar pessoas em um momento da história que mudou a humanidade. Trata-se da homenagem ao bem maior que é a vida, seguindo princípios sociais e humanos. Observa-se relação com a ética, moralidade e correição necessárias ao cumprimento das normas do Direito Público. Do prestígio às regras impostas e aos princípios do direito para o alcance de um bem maior. Da relação com a sequência de procedimentos que compõem a licitação, é possível fazer uma comparação com a necessidade de se ater às regras para alcançar o objetivo, de maneira legítima. A licitação visa proteger o bem que pertença a todos, a coisa pública, a “res publica”, seus agentes estão lutando por esse ideal. O filme pode servir de inspiração, de meta a todo ser humano.

 
Filmes de Treinamento